sexta-feira, 8 de julho de 2011

Charlie Brown Jr - Como Tudo Deve Ser (bass cover)

Sérgio Groove [Feira da Música de Fortaleza 2009] - Pixingando

Solo de Contra-Baixo

quarta-feira, 6 de julho de 2011

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Guitarras elétricas

Guitarra elétrica



Exemplo de guitarra elétrica, umaEpiphone Les Paul.
A guitarra elétrica (AO 1945: eléctrica) (também chamada apenas de guitarra) é uminstrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).
Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues ejazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.
 

Modelos de guitarras


Exemplo de guitarra elétrica semi-acústica
Pode-se dividir as guitarras elétricas em dois modelos básicos: Guitarras Maciças e Guitarras Semi-acústicas.

Exemplo de guitarra elétrica maciçaFender Telecaster

[editar]Guitarras maciças

São guitarras de construção maciça, não possuem caixa de propagação acústica, seu som natural é pouco intenso e consegue ter mais sustentabilidade na nota. Podem ter o braço embutido ao corpo (quando inteiramente feito de uma única peça de madeira), colado ou ainda parafusado. Pelo fato de não apresentarem caixa acústica, a madeira com que são construídas é a principal responsável pelo timbre que elas entoarão. As guitarras maciças são preferidas por músicos que necessitem adicionar efeitos sonoros (principalmente distorção) e tem seu uso mais realizado para produção de músicas dos estilos e derivados do rock como o heavy metal. Os modelos mais conhecidos entre as guitarras maciças são asFender Telecaster e Stratocaster, as Gibson Les Paule SG, bem como as guitarras Ibanez, Jackson, ESP,Washburn, muito utilizadas no heavy metal.[carece de fontes].

[editar]Guitarras semi-acústicas

São guitarras que possuem caixa de propagação acústica, seu tamanho é relativamente maior que as maciças e seu som natural também é mais intenso. A abertura acústica pode causar influência na captação elétrica dependendo do tipo do captador usado (maior influência com captadores passivos e menor, ou nenhuma com captadores ativos). São guitarras mais usadas sem a adição de efeitos e são preferidas por músicos na produção de músicas jazz e blues tradicional.

[editar]Captadores

[editar]Captadores magnéticos


Detalhe dos captadores de uma guitarra padrão Stratocaster. Humbucking (esquerda, ponte) e Single-coils (demais, centro e braço)
A maioria das guitarras atuais utiliza captadores desta natureza. O captador de guitarra tem função de transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), principalmente produzidas por cordas, em ondas eléctricas. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos e captadores passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); podem ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico;

[editar]Captadores passivos

Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.
Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em frequencias diferentes, tal perturbação no campo magnetico gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).

[editar]Captadores ativos

Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.

[editar]Captadores cerâmicos

São feitos com material mais barato e são mais comuns no mercado.

[editar]Captadores de AlNiCo

São feitos com materias mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos cerâmicos. Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto. Existem varios tipos de AlNiCo dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os AlNiCo II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage. São também comumente mais caros devido à materia prima.

[editar]Captadores simples (single-coils)

São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Fender.

[editar]Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers)

São estruturados com duas bobinas em um só corpo. Normalmente as duas bobinas funcionam em polaridades inversas. Assim cada uma elimina parte do nível de ruído da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imortalizado pelas guitarras Gibson Les Paul.
Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da Dimarzio e a série Noiseless da Fender.

[editar]Captadores quad-rail

São estruturados com quatro bobinas em um só corpo.

[editar]Modificações elétricas

As modificações podem ser inúmeras, dentre as mais comuns são a adição de: distorção, repetição (delay), reverberação, equalização,flange, phaser, wah-wah e chorus. As modificações dos sinais elétricos podem ser feitas por aparelhos eletrônicos próprios como: pedais compactos, pedaleira de guitarra (tais como modelos fabricados pela Boss, Digitech e Zoom), rack de efeitos, efeitos produzidos porcomputador (Cakewalk Sonar 1, 2, 3, 4, 5; SoundForge, Protools) ou amplificadores de guitarra com efeitos embutidos.

[editar]Altura

A altura do som produzido depende da relação física entre o comprimento da corda, de sua tensão e sua espessura.
Basicamente, quanto mais curto o comprimento da corda, quanto mais fina a corda ou quanto mais distendida a corda, maior velocidade terão as vibrações, logo, mais aguda será a nota (ou mais alta).
A altura padrão das cordas soltas de uma guitarra (ou a afinação padrão) é igual a do violão (das cordas agudas para graves): Mi, Si, Sol,,  e Mi. Porém, existem infinitas combinações de afinação das cordas soltas. Existem ainda guitarras com mais de 6 cordas. Sua afinação pode obedecer a razão de intervalos das anteriores ou não.

Detalhe da execução de um bend de dois dedos

Esquema do funcionamento da alavanca tipo flutuante
O guitarrista pode modificar a altura da nota executada de diversas maneiras. A mais comum é pressionar a corda num determinado traste para diminuir ou aumentar o comprimento da corda que vai vibrar tornando a nota mais alta ou mais baixa. Cada traste divide o comprimento da corda numa razão geométrica que altera a altura da nota sempre em semitons (de acordo com o temperamento atual). Outra maneira comum é esticar ou até distender a corda com o uso de técnicas como 'bend' e alavancada, essa técnica tira o temperamento original do instrumento.

[editar]Intensidade

A intensidade do som produzido depende respectivamente da intensidade de vibração das cordas, da proximidade das cordas do captador magnético, da qualidade e tipo de captador magnético, da quantidade de sinal eléctrico perdido nos cabos eléctricos, do nível de amplificação eléctrica e da qualidade e tipo do alto-falante, dentre outros factores.

[editar]Temperamento musical

A maioria das guitarras elétricas convencionais possuem o braço dividido em trastes que determinam a relação de altura entre as notas. Ou seja, são instrumentos musicais temperados.

[editar]Ver também

 
 

Guitarras!!O que você sabe sobre elas?????

 

Guitarra acústica

itarra acústica
Uma guitarra acústica







 

 

Produção sonora

Em todos os tipos de guitarras o som é produzido pela vibração das cordas. No entanto, como as cordas conseguem deslocar apenas uma pequena massa de ar, a intensidade do som necessita ser aumentada para ser ouvida. Na guitarra acústica isso é realizado usando umacaixa de ressonância. O corpo da guitarra é oco. As cordas a vibrar poem o tampo harmónico a vibrar também através do cavalete. O tampo harmónico possui uma área maior, e consequentemente produz um som mais intenso do que as cordas isoladas.
Na medida em que o tampo harmónico vibra, ondas sonoras são produzidas tanto na face anterior como na face posterior. A caixa de ressonância fornece tanto um suporte físico para o tampo harmónico como também uma cavidade ressoadora e refletora para as ondas sonoras produzidas na face posterior do tampo harmónico. O ar nesta cavidade, com os modos de vibração da corda, aumentam a intensidade do som novamente. As costas da guitarra também vibram (embora em menor escala) devido ao ar no interior da cavidade. Parte do som é projetado através da abertura no tampo harmónico[1] (alguns tipos de guitarra acústica prescindem desta abertura, ou têm aberturas em “ƒ” similares ao violino). Este som mistura-se com o som produzido pela face anterior do tampo. O som resultante é uma complexa mistura de harmónicos que dão à guitarra o seu som característico.
Nenhuma amplificação ocorre neste processo, no sentido em que nenhuma energia é adicionada externamente para aumentar a intensidade do som (como seria o caso com um amplificador elétrico). Toda a energia é fornecida apenas pela intensidade do dedilhar das cordas. A função de todo o sistema acústico é maximizar a intensidade do som. Existe uma manutenção da energia total, mas às custas de um desvanecimento sonoro. Uma guitarra sem amplificação natural (sem caixa de ressonância) terá uma intensidade sonora mais fraca mas as cordas vibrarão por mais tempo, de um modo similar a um diapasão.

Um fonocaptador de pressão montado numa guitarra acústica.

[editar]Amplificação

Uma guitarra acústica pode ser amplificada usando vários tipo de fonocaptadores ou microfones. Os tipos mais comuns de fonocaptadores usados para a amplificação da guitarra acústica são oscaptadores de pressão (piezo pickups) e os captadoes magnéticos. Os captadores de pressão estão geralmente montados no cavalete e podem depois ser ligados a uma mesa de mistura ou umamplificador. Os captadores magnéticos estão geralmente montados na boca e são bastante similares aos captadores das guitarras elétricas. Os captadores magnéticos são mais eficazes apenas com as cordas de aço.
Quando uma guitarra acústica é eletrificada de origem costuma ser chamada de “guitarra eletro-acústica” (comparar com guitarra semi-acústica e guitarra elétrica).

[editar]Construção

Para as características comuns a toda a família de instrumentos, ver o artigo guitarra
A guitarra acústica possui diversas características em comum com todas as outras guitarras. A principal diferença em relação à guitarra elétrica é a caixa de ressonância, que permite sua execução sem a necessidade de amplificação elétrica. Ainda assim, pode-se amplificar esses intrumentos com o uso de microfones externos ou colocados junto às cordas.

[editar]Tipos

As guitarras acúsitcas (desde as mais antigas até às mais modernas) são extrememente variadas na sua conceção e construção, muito mais que as guitarras elétricas. Algumas das variedades mais usadas são a guitarra clássica (ou violão) e a guitarra folk. É dada uma lista abaixo (não exaustiva), para mais pormenores, consultar cada um dos artigos:

[editar]Guitarras com cordas de nylon ou de tripa


Ilustração de uma vihuela de mano, do livro “El maestro”(1536)

[editar]Guitarra renascentista

É a guitarra do período do Renascimento, com cordas de tripa. De tamanho menor que a guitarra atual, tinha um corpo mais estreito e a curvatura das ilhargas era menos acentuada, formato que sensivelmente se manteve até o séc. XIX. Possuía quatro ou cinco ordens de cordas duplas. Ver também vihuela.

Pintura mostrando uma guitarra barroca (1670)

[editar]Guitarra barroca

É a guitarra do período barroco, com cordas de tripa. Possuía cinco ordens de cordas duplas.

Guitarra do início do séc. XIX.

[editar]Guitarra romântica

É a guitarra do período romântico, com cordas de tripa, precursora direta de todas as guitarras modernas. No fim do séc. XVIII, as cordas passaram a ser simples e foi adicionada uma sexta corda, mais grave. Em meados do séc. XIX, o construtor Antonio Torres modificou o formato da caixa, tornando-a maior e mais cintada.

Guitarra clássica

[editar]Guitarra clássica (violão)

Uma versão moderna da guitarra original, desenvolvida em Espanha, com cordas de nylon, cabeça com carrilhões, tampo harmónico plano geralmente em cedro, escala mais larga e junção da manga com o corpo na 12.ª escala.

Violão de sete cordas
[editar]Violão de sete cordas
É versão de sete cordas da guitarra clássica.

Guitarra de flamenco

[editar]Guitarra de flamenco

É parecida com a guitarra clássica, mas possui madeiras mais claras (por exemplo, cipreste) e um protetor de tampo para permitir a percussão rítmica com os dedos, característica deste género musical.

Duas guitarras orquestrais:
guitarra prime e guitarra baixo
[editar]Guitarras orquestrais
É um conjunto de quatro tamanhos — alto (afinada uma quinta acima), prime (mesmo tamanho e afinação que a guitarra clássica), baixo (afinada uma quarta abaixo) e contrabaixo (afinada uma oitava abaixo) — desenvolvidas por algumas marcas (Niibori Original Guitars, Aria Ensemble Guitars) para usar as quatro guitarras em ensemble.
[editar]Violão baixo
É versão baixo, com quatro cordas de nylon, afinadas uma oitava abaixo das quatro cordas mais graves da guitarra clássica.

[editar]Ligações externas

[editar]Guitarras com cordas de aço


Uma guitarra folk, tamanhodreadnought

[editar]Guitarra folk (guitarra country ou western)

Uma versão moderna, desenvolvida nos Estados Unidos, com cordas de aço, cabeça com cravelhas, tampo harmónico plano geralmente em madeiras da famíliea das piceas, escala mais estreita e junção da manga com o corpo na 15.ª escala. A caixa é construída em vários tamanhos (jumbo, dreadnought, auditorium size,etc.). Possui também um protetor de tampo para proteger a madeira do atrito com a palheta.

Guitarra folk de 12 cordas
[editar]Guitarra de doze cordas
É uma versão com seis cordas duplas da guitarra folk.
[editar]Baixo acústico
É versão baixo, geralmente com quatro cordas de aço, afinadas uma oitava abaixo da guitarra folk.

Guitarra de ressoador

[editar]Guitarra de ressoador

Parecida com a guitarra folk, mas com um (ou três) ressoador(es) de metal na caixa de ressonância. Às vezes é integralmente construída em metal.

Guitarra de jazz

[editar]Guitarra de jazz (ou archtop guitar)

Guitarra com cordas de aço, cabeça com cravelhas, tampo harmónico abaulado geralmente em ácer, aberturas em “ƒ”, escala mais estreita e junção da manga com o corpo na 15.ª escala. Possui também um protetor de tampo para proteger a madeira do atrito com a palheta. Algumas já vêm eletrificadas.