sábado, 16 de julho de 2011

Piano de Paul McCartney é vendido por 126 mil Libras

Piano de Paul McCartney é vendido por 126 mil Libras
    
Texto: Cátia Ramos -  Foto Paul McCartney:divulgação
  Você pagaria R$ 325.790,00 (126 mil libras)por um  piano Eavestaff  estilo"art deco"? Não? E se eu te disser que esse piano pertenceu a ninguém mais, ninguém menos que o ex Beatle Paul McCarney? Agora a coisa muda de figura, não é mesmo?
  O piano é lendário não só por ter pertencido a Paul mas também pelo fato que foi nesse mesmo Eavestaff que McCartney escreveu uma das mais lindas músicas de todos os tempos, “Yesterday”.
  O instrumento foi adquirido em 1926 pela família da cantora britânica Alma Cogan e foi na casa dessa cantora que nasceu a clássica canção dos Beatles.
  Essa clássica canção tem uma história muito curiosa. Certa noite Paul sonhou com a melodia, que mais tarde se tornaria “Yesterday”. “Foi difícil acreditar que essa canção já não havia sido gravada por alguém antes. Depois de algum tempo me convenci que ela não tinha dono e a revindiquei”, conta o ex Beatle em sua autobiografia "Paul McCartney - Many Years From Now".
     
Rod Stewart assina contrato de 2 anos para shows em Las Vegas.
           
Texto: Cátia Ramos -  Foto Rod Stewart :divulgação  
O cantor e compositor britânico Rod Stewart prova que ainda está com fôlego de adolescente. Aos 66 ele foi pai novamente (seu oitavo filho nasceu em fevereiro deste ano),acaba de terminar  sua mais recente turnê The Heart & Soul Tour" e como se isso não fosse o bastante, assinou contrato de dois anos para voltar a se apresentar no hotel  Caesars Palace, de Las Vegas.
Nas apresentações – que terão início dia 24 de agosto – os fãs do cantor terão a chance de ouvir os maiores hit’s como : Maggie May" , "I Don´t Want to Talk About it" , "I Was Only Joking" , "Sailling" , "This old Heart of Mine" , "Tonight The Night" , entre outros sucessos. Um outro diferencial desse show é a sua infraestrutura com clima bastante intimista onde  a plateia fica muito perto do palco, podendo curtir ainda mais a voz rouca e sexy desse que foi e continua sendo um dos maiores  intérpretes do mundo da música.

SAL BASS: Steven Tyler está compondo com Johnny Depp

SAL BASS: Steven Tyler está compondo com Johnny Depp: " Steven Tyler está compondo com Johnny Depp Texto: Cátia Ramos - Foto Steven Tyler e Johnny Depp :divulgação O roqueiro americano..."

Steven Tyler está compondo com Johnny Depp

 Steven Tyler está compondo com Johnny Depp
     
Texto: Cátia Ramos -  Foto Steven Tyler e Johnny Depp :divulgação 
O roqueiro americano Steven Tyler, líder da banda Aerosmith está com tudo e não está prosa. Faz um enorme sucesso como um dos jurados do programa de talentos americano “American Idol”, acaba de lançar uma autobiografia, gravou seu segundo cd solo e como se não bastasse, está compondo com ninguém mais, ninguém menos que o ator americano Johnny Depp.
Segundo o site Gigwise (www.gigwise.com), Depp disse que tem passado algum tempo com Steven e que ele está muito feliz de compor com o lendário rock star. "Temos nos encontrado aqui e ali. Ele é uma pessoa que eu admiro há muito tempo. A ideia de escrever canções com ele é a realização de um sonho", diz Depp.
Não é de hoje que Depp demonstra sua paixão pela música. Antes de ser esse ator consagrado, teve sua própria banda, a The Kids e Six Gun Method, chegando até a abrir shows para Igg Pop.
Agora é esperar para ver o resultado dessa união. Diversão garantida!
     

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SAMPLER

Sampler é um equipamento que consegue armazenar sons (samples) de arquivos em formato WAVnuma memória digital, e reproduzí-los posteriormente, um a um ou de forma conjunta se forem grupos, montando uma reprodução solo ou mesmo uma equivalente a uma banda completa.


Este é um dos grandes responsáveis pela revolução da música eletrônica pois através dele e usandoloops, pode-se manipular os sons para criar novas e complexas melodias ou efeitos. Como instrumento musical é usado em vários gêneros musicais como o pop, hip-hop, dance music, rock,heavy metal, música experimental e até mesmo na MPB, muito usado hoje em dia até pelas mais famosas bandas, duplas e conjuntos brasileiros. Também é usado pelas mais diversas bandas ao redor do mundo, como por exemplo: A-ha, Keane, Coldplay, Slipknot, U2, Rammstein,Mushroomhead, Maná e Linkin Park. Já no Brasil temos como principais exemplos: Skank, Jota Quest, muitas duplas sertanejas, de forró, entre outros. Também é usado em pós-produção de áudio para efeitos sonoros. Graças aos samplers e backing tracks podemos contar com arranjos de orquestras inteiras em shows, por exemplo, mesmo em palcos que não comportem mais que 3 ou 4 músicos. Isso se reproduzindo principalmente nesses palcos através de notebooks, hoje em dia muito comuns. Há muitos softwares na web para isso.
Existem algumas marcas conceituadas para instrumentos exclusivos de sampleamento, como é o caso da Korg e Akai. Muitos desses equipamentos permitem também fazer as edições do som no próprio equipamento, como é o caso do ElecTribe Sampler mkII, da Korg. Além da inserção, o áudio pode ser editado utilizando alguns efeitos como: Pitch shifter (em Inglês), Reverb, Delay, Distortion entre outros.
Alguns samplers estão associados a um controlador que pode ser um teclado, um pad controller (em Inglês) ou qualquer outro dispositivo de controle. Esses controladores também podem ser externos ao instrumento. É possível endereçar os sons a uma parte específica do controlador (uma das teclas ou um dos pads, por exemplo), e reproduzi-los em tempo real.
Também associados a alguns samplers pode estar um sequenciador, através do qual se pode criar uma sequência, com diversos sons, e reproduzi-los. Mas o mais comum hoje em dia é o uso de teclados com samplers internos, como nas marcas mundiais mais comuns no mercado (Korg, Roland, Yamaha, etc), onde se encontram principalmente em sintetizadores, que são a princípio teclados editores de timbres e é claro, instrumentos de palco. Muitos destes teclados possuem tecnologia de sampleamento a níveis avançados e profissionais de samplers de mesa, ainda equipados com softwares para conexão a computadores, onde acabam fornecendo uma verdadeira mesa de estúdio de edição para sampleamento.
A nível técnico, na verdade, samplear seria o mesmo que "gravação de sons de timbres instrumentais", ou digitalizar os mesmos na memória interna de um computador, na intenção de se particionando tais sons de instrumentos, os reunir ou os encorpar de volta numa reprodução completa desde esse computador. Um exemplo (e o mais usado), seria o de se gravar nota por nota, os timbres de um piano, ai então ao se os transformar em códigos binários no computador (no formato wav ou wave), se podendo reproduzir tal piano simplesmente ao se conectar um controlador ou teclado nesse computador, ai então se tocando cada nota, dirigida a cada tecla, feita na edição desses samples (amostras de sons timbrados). É isso o que faz um teclado com sampler interno, digitaliza cada nota gravada a uma tecla especifica formando notas musicais, isso valendo para qualquer instrumento gravado (e ate vozes humanas ou outros sons geralmente feitos em estúdios e com microfones de alta qualidade ligados aos samplers), dando condições de simular e tocar qualquer intrumento que possa existir, nesse teclado. Dai a teclados poderem tocar "qualquer coisa" que faça som. Não há limites.
Com o sampler pode-se construir, desde um rápido efeito, até uma sequência de ciclos com diversos instrumentos. Mas não se pode confundir samples com patches (ou patch), onde esse último não passa de edições feitas num teclado sobre seus timbres internos (e não wav), em que se acaba memorizando tais edições seja quais forem, então servindo para exportar a outros teclados e ate de outras marcas. Mas não passam de um conjunto de edições e efeitos de timbres e não gravações reais de sons instrumentais como são os samples.

TECLADO

Teclado (instrumento musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Layout de um teclado exibindo as três oitavas
As teclas de um teclado.
O teclado é um instrumento musical eletrônico, temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclasadjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons[1].
O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas). Já os da marca Casio vem com numeração diferente: 59 teclas (34 brancas e 25 pretas).

Índice

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[editar]Categorias

Existem diferentes categorias de teclados musicais eletrônicos:

[editar]Arranjadores

São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons). São mais utilizados por iniciantes ou músicos em perfomance solo (sem banda).

[editar]Sintetizadores

Possuem recursos de edição de timbres (alteração de freqüências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). São muito usados por profissionais em perfomances ao vivo com banda.

[editar]Workstations

São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. São mais usados em estúdio.

[editar]Teclados Controladores

São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.

[editar]Exemplos de instrumentos de teclados

[editar]Outros usos

Teclado para compor mensagens patenteado pela Siemens, usado na Rússiaem 1900.
O teclado, por ser um equipamento eletrônico, tem a capacidade de produzir variados tipos de sons e auxiliar tando as partes melódicas como as de percussão e harmonia, alguns teclado incorporam programação com mais de mil tipos de sons diferentes, como instrumentos de percussão, melodias sintetizadas e instrumentos musicais antigos. Alguns teclados também possui capacidade para captar sons externos, modifica-los e reproduzi-los.
Também foi utilizado para fins não musical como uma máquina similar ao telégrafo criado por George m. Phelps em 1859, que reproduzia mensagens através dos sons.[2][3]

SINTETIZADOR

Sintetizador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um sintetizador Korg, modelo Wavestation
Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando técnicas diversas.
Um sintetizador cria sons através da manipulação direta decorrentes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulaçãomatemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou por uma combinação de vários métodos. No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc. O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado (embora o método de sampling mascare esta distinção).

Índice

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[editar]História

Um sintetizador moderno. A tecnologia atual de miniaturização permitiu que o produto custasse menos e tivesse teclas mais compactas, permitindo seu uso por crianças
Foi inventado em 1960 pelo russo Leon Theremin, mas o modelo mais identificado como um sintetizador como conhecemos, data de 1964, desenvolvido por Robert Moog e Herbert Deutsch, chamado: Moog. Era monofônico (só era possível tocar uma nota por vez) e ocupava grande espaço. A primeira utilização de um sintetizador em um show ao vivo foi ainda na década de sessenta, pelo grupo The Nice, liderado por Keith Emerson, que posteriormente formaria oEmerson, Lake & Palmer. Posteriormente, foram desenvolvidos sintetizadores bem menores epolifônicos, como o Polymoog, de 1976, podendo-se, assim, gerar acordes. Hoje é utilizado também pelo músico francês de música eletrônica: Jean Michel Jarre recordista mundial de público em show aberto.

[editar]Modelos clássicos de sintetizador

  • Sistemas de sintetizador Moog
  • ARP 2600
  • ARP Odyssey
  • Minimoog
  • EMS VCS3
  • Fairlight CMI
  • NED Synclavier
  • E-mu Emulator
  • Sequential Circuits Prophet 5
  • Roland Jupiter-8
  • PPG Wave
  • Roland TB-303
  • Roland JD-800
  • Roland D-50
  • WaveFrame AudioFrame
  • Yamaha DX7
  • Yamaha VL-1
  • Yamaha SHS-10
  • Roland JP-8000
  • Clavia Nord Lead
  • Oberheim OB-Xa
  • Lyricon
  • Alesis Andromeda A

[editar]Técnicas de síntese

  • Síntese aditiva
  • Síntese subtrativa
  • Modulação por frequência (FM)
  • Modulação física
  • Modulação por etapas
  • Distorção de Fase (PD)
  • Leitura de formas de onda (Sample playback)
  • Síntese vectorial (Vector synthesis)
  • Sequência de ondas (Wave sequencing)
  • Tabelas de ondas (Wave table synthesis)
  • Modulação física (Physical modelling)

[editar]Ligações externas

ONDAS MARTENOT

As Ondas Martenot (em francês: Ondes Martenot, õd maʀtəno), ondium Martenot ou ondas musicais são um instrumento musical eletrônico com teclado, criado em 1928 por Maurice Martenot. Trata-se de um dos instrumentos musicais electrónicos iniciais, e era originalmente muito semelhante ao teremim. Produz um som ondulante com válvulas termiónicas de frequência oscilatória.
As ondas Martenot foram usadas por vários compositores, em especial Olivier Messiaen, que para a sua obra "Fête des Belles Eaux", escrita para a Feira Mundial Internacional de 1937 em Paris as escolheu. Seguiram-se vários trabalhos, como a Turangalîla-Symphonie, Feuillets inédits, eTrois Petites Liturgies de la Présence Divine a sua ópera Saint-François d'Assise usa três ondas Martenot. Muitas das obras foram escritas para a sua cunhada, Jeanne Loriod, que foi professora de ondas Martenot no Conservatório de Paris.

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VIRGINAL


Virginal.jpg
Virginal é um instrumento musical de cordas, da família do cravo. Constitui-se de um conjunto de cordas dispostas em uma caixa de ressonância de modo que cada corda produz uma única nota. A execução é feita por pinçamento através de umteclado.
O virginal é a mais simples variação do cravo. Possui uma caixa pequena e retangular, diferentemente dos cravos modernos que possuem caixa grande e triangular. As cordas (uma para cada nota) são montadas paralelamente ao teclado, sobre o lado mais longo da caixa. Possui um único teclado e em geral apenas umplectro por corda. A origem do nome é obscura. Na Inglaterra Elizabetana a palavra virginal era usada para designar qualquer tipo de cravo. Assim, as obras de William Byrd e seus contemporâneos eram tocadas em cravos de estilo italiano e não em virginais como são chamados hoje.

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