"O U2 está à beira da irrelevância”, diz Bono
O documentário From The Sky Down, lançado nesta sexta-feira(9) em um festival do Canadá, mostra um momento de crise e de reinvenção do U2
Os músicos Bono e The Edge, astros da banda irlandesa U2, estão em Toronto para lançar o documentárioFrom The Sky Down, que mostra o momento em que a banda gravava seu sétimo álbum de carreira,Achtung Baby, lançado em 31 de outubro de 1991.
O filme, dirigido pro Davis Guggehneim (deUma verdade inconveniente), registra o momento de crise e de reinvenção do U2. É curiosamente menos um documentário ufanista que uma revisão crítica da banda. “É um filme sobre o processo criativo num momento crucial da banda”, disse Bono durante a concorrida entrevista coletiva na sede do TIFF, Festival Internacional de Filmes de Toronto, na tarde desta sexta-feira (9). O twitter do “Blog Mente Aberta” cobriu em tempo real a entrevista. “Foi um momento difícil, doloroso, em que a banda quase se separou”, diz o vocalista. The Edge completa: “Felizmente isso não vai acontecer mais!”
Os quatro músicos do U2 gravaram o disco nos Hansa Studios em Berlim, durante seis meses em 1989. Enquanto ensaiavam e discutiam sobre o som ideal (eles trocaram o som pesado pós-punk pelo eurobeat, inspirados nas bandas Kraftwerk e Einstürzenden Neubauten), o Muro de Berlim caiu e a cidade se transformou. “Foi um momento definidor para a banda”, diz Bono. “A gente se reinventou cortando a árvore de Josué (Joshua Tree).”
Bono avisou que, agora, é tempo de a banda dar uma parada com os shows, mas que o U2 vai gravar um single em parceria com o artista plástico Damien Hirst. Mas não está otimista quanto ao futuro da banda. “O U2 há 20 anos era uma merda, mas era ótimo. Hoje somos uma banda melhor. O que não quer dizer que sejamos mais que muito bons. O que é péssimo. O U2 esteve à beira da irrelevância nesses últimos 20 anos. Vamos fazer tudo para mudar isso.”
Em 31 de outubro, uma edição especial do álbum Achtung Baby será lançada pela gravadora Universal, em cinco discos e um DVD, além de formato vinil, para comemorar os 20 anos de reinvenção da banda. Serão lançadas gravações e takes inéditos, como o momento em que os quatro músicos chegaram ao tão perseguido som ideal, com a balada "One". Segundo Bono, foi um momento de iluminação sônica e espiritual.