sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"O U2 está à beira da irrelevância”

"O U2 está à beira da irrelevância”, diz Bono

O documentário From The Sky Down, lançado nesta sexta-feira(9) em um festival do Canadá, mostra um momento de crise e de reinvenção do U2

LUÍS ANTÔNIO GIRON, DE TORONTO, CANADÁ
O diretor Davis Guggenheim entre os músicos Bono (à esquerda) e The Edge, da banda U2 (Foto: EFE/Warren Toda)
Os músicos Bono e The Edge, astros da banda irlandesa U2, estão em Toronto para lançar o documentárioFrom The Sky Down, que mostra o momento em que a banda gravava seu sétimo álbum de carreira,Achtung Baby, lançado em 31 de outubro de 1991.
O filme, dirigido pro Davis Guggehneim (deUma verdade inconveniente), registra o momento de crise e de reinvenção do U2. É curiosamente menos um documentário ufanista que uma revisão crítica da banda. “É um filme sobre o processo criativo num momento crucial da banda”, disse Bono durante a concorrida entrevista coletiva na sede do TIFF, Festival Internacional de Filmes de Toronto, na tarde desta sexta-feira (9). O twitter do “Blog Mente Aberta” cobriu em tempo real a entrevista. “Foi um momento difícil, doloroso, em que a banda quase se separou”, diz o vocalista. The Edge completa: “Felizmente isso não vai acontecer mais!”
Os quatro músicos do U2 gravaram o disco nos Hansa Studios em Berlim, durante seis meses em 1989. Enquanto ensaiavam e discutiam sobre o som ideal (eles trocaram o som pesado pós-punk pelo eurobeat, inspirados nas bandas Kraftwerk e Einstürzenden Neubauten), o Muro de Berlim caiu e a cidade se transformou. “Foi um momento definidor para a banda”, diz Bono. “A gente se reinventou cortando a árvore de Josué (Joshua Tree).”
Bono avisou que, agora, é tempo de a banda dar uma parada com os shows, mas que o U2 vai gravar um single em parceria com o artista plástico Damien Hirst. Mas não está otimista quanto ao futuro da banda. “O U2 há 20 anos era uma merda, mas era ótimo. Hoje somos uma banda melhor. O que não quer dizer que sejamos mais que muito bons. O que é péssimo. O U2 esteve à beira da irrelevância nesses últimos 20 anos. Vamos fazer tudo para mudar isso.”
Em 31 de outubro, uma edição especial do álbum Achtung Baby será lançada pela gravadora Universal, em cinco discos e um DVD, além de formato vinil, para comemorar os 20 anos de reinvenção da banda. Serão lançadas gravações e takes inéditos, como o momento em que os quatro músicos chegaram ao tão perseguido som ideal, com a balada "One". Segundo Bono, foi um momento de iluminação sônica e espiritual.
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Confira os vencedores do Prêmio Multishow 2011

8 de setembro de 2011, 09h52

Confira os vencedores do Prêmio Multishow 2011

Henrique Bérgamo
Pe Lanza, integrante da banda Restart
A cerimônia da 18ª edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira foi realizada nesta terça-feira, dia 6, no HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ). Apresentado pelo ator Bruno Mazzeo, o evento não teve um grande vencedor, os destaques foram a cantora Paula Fernandes e as bandas Restart e NX Zero, que conquistaram dois troféus cada um.
A seguir os vencedores de cada categoria:
Revelação
Cw7
Michel Teló
Manu Gavassi
Johnny And The Hookers
Marcelo Jeneci
Tulipa Ruiz
Monique Kessous
Luisa Maita
Emicida
Roberta Spindel
Melhor Show 
Restart
Jorge e Mateus
Luan Santana
Ivete Sangalo
Os Paralamas do Sucesso
Skank
Caetano e Maria Gadú
NX Zero
Exaltasamba
Victor e Leo
Melhor Música 
Ivete Sangalo "Acelera Aê"
Sandy Leah - "Pés Cansados"
Restart - "Pra Você Lembrar"
Cine - "As Cores"
Luan Santana - "Adrenalina"
NX Zero - "Onde Estiver"Michel Teló - "Fugidinha"
Victor e Leo - "Boa Sorte Pra Você"
Strike "A Tendência"
Luan Santana e Ivete Sangalo - "Química do Amor"
Melhor Instrumentista 
Gee Rocha - Guitarra
Jaguar - Guitarra
Koba - Guitarra
Bruno Graveto - Bateria
Henrique Portugal - Teclado
Paulinho Fonseca - Bateria
Pedro Sá - Guitarra e Baixo
João Barone - BateriaJapinha - Bateria
Victor - Violão
Melhor Grupo 
Restart
NX Zero
Eva
Cine
Cw7
Exaltasamba
Fresno
Strike
Hori
Skank
Melhor DVD de Música 
Restart - "Restart
Ivete Sangalo - "Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden"Luan Santana - "Ao Vivo no Rio"
Cine - "As Cores Ao Vivo"
Sorriso Maroto - "Ao Vivo em Recife"
Paula Fernandes - "Paula Fernandes Ao Vivo"
Exaltasamba - "25 Anos Ao Vivo"
Maria Gadú - "Multishow Ao Vivo Maria Gadú"
Skank - "Multishow Ao Vivo Skank no Mineirão"
Os Paralamas do Sucesso - "Multishow Ao Vivo: Paralamas Brasil Afora"
Melhor Clipe 
Strike - "A Tendência"
Sandy Leah - "Quem Eu Sou"
Restart - "Pra Você Lembrar"
Nx Zero - "Onde Estiver
Hori - "Diga Que Me Quer"
Pitty - "Só Agora"
Fresno - "Eu Sei"
Victor e Leo - "Boa Sorte Pra Você"
Capital Inicial - "Depois da Meia Noite"
Charlie Brown Jr. - "Só Os Loucos Sabem"
Melhor Álbum 
Sandy Leah - "Manuscrito"
Ivete Sangalo - "Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden"
Restart - "By Day"
Luan Santana - "Luan Santana Ao Vivo"
Fresno - "Revanche"
Nx Zero - "Projeto Paralelo"
Victor e Leo - "Boa Sorte Pra Você"
LunaBlu - "LunaBlu"
Cine - "As Cores Ao Vivo"
Capital Inicial - "Das Kapital"
Melhor Cantora 
Sandy Leah
Ivete Sangalo
Maria Gadú
Paula Fernandes
Pitty
Claudia Leitte
Ana Carolina
Wanessa
Lu Alone
Vanessa da Mata
Melhor Cantor
Fiuk (Hori)
Pe Lanza (Restart)
Luan Santana
Lucas Silveira (Fresno)
Rogerio Flausino (Jota Quest)
Seu Jorge
Dinho Ouro Preto (Capital Inicial)
Michel Teló
Di Ferrero (NX Zero)
Caetano Veloso
Melhor Artista Sertanejo
Luan Santana
Michel Teló
Jorge e Mateus
Victor e Leo
Paula Fernandes
Leonardo
Bruno e Marrone
Maria Cecília e Rodolfo
Zezé Di Camargo e Luciano
João Bosco e Vinícius
Experimente
Valetes
VOWE
Madame Zero
Sabonetes
Garotas Suecas
Letuce
Tipo Uísque
Thiago Pethit
Fino Coletivo
Black Drawing Chalks

Kelly Clarkson divulga capa de novo álbum

Kelly Clarkson divulga capa de novo álbum

Divulgação
Capa de "Stronger", novo disco de Kelly Clarkson
A capa do quinto disco de estúdio de Kelly Clarksonfoi divulgada. O novo trabalho, batizado como "Stronger" está previsto para chegar às lojas em 24 de outubro.
Na semana passada, a ganhadora da primeira temporada do American Idol já havia divulgado oficialmente o single "Mr. Know It All".
Kelly Clarkson comemora 10 anos de carreira no ano que vem e e seu último disco lançado foi "All I Ever Wanted", de 2009.
Da redação, por Tatiana Pires

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Com CD composto em cama de hospital, Michael Franti canta no SWU

07/09/2011 15h24 - Atualizado em 07/09/2011 15h24

Com CD composto em cama de hospital, Michael Franti canta no SWU

Ao G1, ele diz juntar 'acústica de Ben Harper e dance do Black Eyed Peas'.
Cantor vive descalço e toca em novembro no festival em Paulínia (SP).

Braulio LorentzDo G1, em São Paulo
O cantor e ativista americano Michael Franti (Foto: Divulgação)O cantor e ativista americano Michael Franti
(Foto: Divulgação)
Na primeira edição, no ano passado, o SWU teve entre suas atrações a inglesa Joss Stone. Ela cantou descalça, bebericando chá e balançando o vestido. Na programação deste ano do festival, que acontece em novembro em Paulínia (SP), a atração que dispensa sapatos é Michael Franti. Ele anda descalço desde 2000, depois de se encantar com os índios Maori, divididos entre Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.

Essa é apenas uma das histórias do cantor e ativista californiano, que lançou disco pela primeira vez no Brasil neste ano e se apresenta no dia 12 de novembro com sua banda Spearhead. “Nossas músicas são um mix de reggae, dance music e rock acústico. Temos a parte acústica de Ben Harper e a dance do Black Eyed Peas”, descreve em entrevista por telefone ao G1.
Antes de ir por essa sonoridade, o músico de 45 anos armou a banda punk The Beatnigs e esteve no coletivo de hip hop The Disposable Heroes of Hiphoprisy, que abriu shows do U2 em 1992. "Punk e hip hop tem o espírito do faça você mesmo", justifica.
"Não é preciso  gravadora ou guitarras caras. Você só tem que ter algo no coração e querer dizer isso. Eu sempre só me importei com música. Eu queria ter vários jeitos de expressar o que tinha no coração. Aprendi a usar teclados, computadores. Depois de todos os shows sempre falo com as pessoas. É a coisa mais importante de ser músico."

As canções do recém-lançado “The sound of sunshine” foram em parte criadas quando Franti esteve internado em um hospital, em 2009. O apêndice do cantor se rompeu durante a turnê. "Pensei que ia morrer", conta. "Passei a apreciar as coisas pequenas da vida, os sorrisos de cada pessoa. Ver o sol todos os dias nascendo me fez bem. Queria que os outros sentissem o que estava sentindo."
Michael Frenti se apresenta no SWU no dia 12 de novembro (Foto: Divulgação)Michael Franti se apresenta no SWU no dia 12 de novembro (Foto: Divulgação)
Após 25 anos de carreira, o cantor estreia no Brasil com disco distribuído por aqui pela gravadora EMI. "Eu me sinto sortudo, porque sempre amei a cultura brasileira. Sei que são várias pessoas diferentes juntas em um mesmo lugar." Ele já veio duas vezes ao país. "Fiquei inspirado pela dança, pela música, futebol, natureza, praia e agora a economia. Sei que o Brasil tem crescido economicamente. Fizemos um festival com Seu Jorge e Afroreggae. Fui nas favelas em São Paulo e Rio, em 2008."
Minha meta nunca foi ser rico e famoso. Só quero tocar para o resto da vida. Na semana que meu apêndice rompeu, vi minha música no top 20. Eu tinha um hit, mas poderia morrer. Foi uma lição importante."
Michael Franti, cantor americano
No mesmo ano, conquistou pela primeira vez vaga entre as canções mais ouvidas e baixadas dos EUA com “Say hey (I love you)”. A música é o carro-chefe do disco “All rebel rockers”, gravado na Jamaica com produção dos músicos Sly e Robbie. “Minha medida de sucesso sempre foi pessoal. ‘Estou escrevendo com meu coração?’ Nunca pensei em paradas. Minha meta nunca foi ser rico e famoso. Só quero tocar para o resto da vida. Na semana que meu apêndice rompeu, vi minha música no top 20. Eu tinha um hit, mas poderia morrer. Foi uma lição importante. Sequer tínhamos chegado ao top 200.”

A parcela ativista de sua carreira é explicada por documentários como “I know I'm not alone”, de 2005. Franti foi até o Iraque onde gravou imagens e cantou por Bagdá e pela Faixa de Gaza. Na vinda ao Brasil, as novas músicas sobre amor e superação convivem com seu discurso calibrado sobre o meio ambiente. “Eu olho para as mudanças de clima e penso: precisamos da cooperação das pessoas”, alerta. “Elas precisam comprar os produtos certos, dar apoio para às causas. Um festival é um ótimo lugar para falar sobre isso. Ela alcança os mais jovens. É importante trazer as pesoas para esse tipo de conversa.”
FONTE G1(globo)


Roberto Carlos ensaia para show desta quarta em Jerusalém


Roberto Carlos ensaia para show desta quarta em Jerusalém

Será a primeira vez que o cantor brasileiro vai se apresentar em Israel.
TV Globo exibe programa especial com o Rei no próximo sábado (10).

Henrique PortoDo G1, em Jerusalém
O cantor Roberto Carlos ensaia no Sultan's Pool, em Jerusalém, na noites de terça (6). Especial será transmitido pela TV Globo para 115 países no próximo sábado (10) (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)O cantor Roberto Carlos ensaia no Sultan's Pool, em Jerusalém, na noites de terça (6). Especial será transmitido pela TV Globo para 115 países no próximo sábado (10) (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
Palco traz reproduções de lugares sagrados de Jerusalém, como o Domo da Rocha, localizado na Cidade Velha (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)Palco traz reproduções de lugares sagrados de Jerusalém, como o Domo da Rocha, localizado na Cidade Velha (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
Espetáculo está marcado para as 20h15 (14h15, horário de Brasília) e será apresentado pela jornalista Glória Maria (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)Espetáculo está marcado para as 20h15 (14h15, horário de Brasília) e será apresentado pela jornalista Glória Maria (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)